Tecnologia do Blogger.

Programa

22/10  


14:00 - Mesa de abertura

·         Pró-reitor de Graduação da UFF, Prof. Renato Crespo
·         Chefe do Departamento de Cinema e Vídeo, Prof. Cezar Migliorin
·         Coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual – Licenciatura, e do II EECINEVI Profa. Eliany Salvatierra Machado
·         Coordenador do II Encontro de Educadores de Cinema e Vídeo, Prof. João Luiz Leocadio

·         Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói, Prof. Waldeck Carneiro da Silva


14:00 – 14:30 - Abertura oficial - Homenagem


Prof.  do Departamento de Cinema e Vídeo José Carlos Monteiro


Professor-Adjunto do Curso de Cinema e Vídeo, onde leciona as disciplinas História do Cinema Mundial e Crítica Cinematográfica, entre outras. Mestre em Ciência da Arte e doutor em Comunicação, na UFF, com a tese: "Imagens visionárias: Ideologia e estética no cinema brasileiro de esquerda (1950-1980)”. Foi crítico nos jornais O Globo, Jornal do Brasil e Tribuna da Imprensa, e nas revistas IstoÉ e Visão. Dirigiu o Museu da Imagem e do Som (MIS) e foi conselheiro do Museu de Arte Moderna. Foi diretor-editor das revistas "Filme Cultura" e "Guia de Filmes", do INC. Foi professor de comunicação na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e na Faculdade da Cidade. Como jornalista profissional, trabalhou em O Globo, Jornal do Brasil e Rede Globo. Na TV Educativa, apresentou os programas Cinemateca e Cadernos de Cinema. Na Rádio Jornal do Brasil, foi Coordenador de Política. Autor de História visual do Cinema Brasileiro (Atração/Funarte) e "80 ans du cinéma brésilien" (Cinémathèque Française/Embrafilme), e co-autor de O País de São Saruê - Um filme do Nordeste. Brasília: Editora Universidade de Brasília (UnB), Bye Bye Brasil. Il cinema brasiliano fra tradizione e rinnovamento. Valerio Caprara; Francesco Norci; Donald Ranvaud (Org.). Florença, Itália: Casa Usher Editrice, 1988. Escreveu textos para os catálogos "Leila Diniz", CCBB (SP/RJ, 2002),  Olhares neo-realistas. CCBB (SP, 2007), Retrospectiva Agnès Varda: o movimento pérpetuo do olhar. CCBB, 2006, e "Arnaldo Jabor: 40 anos de opinião pública" , CCBB (RJ, 2007), entre outros, muitos outros.



MESA 1 – 14:30 às 17h


  • Bete BullaraRepresentante do CINEDUC e da Mostra da Geração Cidadã. O Cineduc – Cinema e Educação é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1970 e declarada de utilidade pública por lei municipal do Rio de Janeiro em 17 de janeiro de 1984.  É o representante brasileiro junto ao CIFEJ (Centre International du Film pour l' Enfance et la Jeunesse), órgão da UNESCO com sede em Montreal.
  • Maria Paranagua – Vídeo Ambiental é um projeto de educação ambiental. Que utiliza a linguagem audiovisual como ferramenta para elaboração de um mapa socioambiental da região pesquisada. A partir da identidade dos seus costumes, valores e tradições. O objetivo é formar e cultivar o auto-conhecimento, desenvolvendo um pensamento crítico. Cada participante passa a representar seu território quando internaliza e realiza ações práticas na sua comunidade. Além disso, facilita a percepção de si mesmo e das verdades construídas historicamente no meio socioambiental. A fim de propagar a experiência de ser e estar no mundo de maneira criativa e auto-dirigida, realizando todo seu potencial como ser humano na construção de um mundo integrado e sustentável.


  • Andrea Francomano Bevilacqua - Secretária de Meio Ambiente do Município de São José dos Campos – PMSJC e Luciano Rodolfo de Moura Machado -  Coordenador do “Projeto de Educomunicação Socioambiental e política pública em São José dos Campos - Mostras de Vídeos do Programa Revitalização de Nascentes." 
A Secretaria de Meio Ambiente (SEMEA) de São José dos Campos desenvolve o programa Revitalização de Nascentes, em 33 áreas públicas urbanas, com a participação das escolas localizadas ao entorno. Agregando a Educação Ambiental ao uso das novas tecnologias em sala de aula (TIC´s), propomos, desde o ano de 2010, as Mostras de Vídeos Ambientais, que já permitiram a produção de 53 vídeos de até 5 minutos cada.  Superando o reducionismo das disciplinas, a Educomunicação Socioambiental tem propiciado uma melhor capacidade de expressão comunicativa e artística dos alunos e uma maior proximidade nas relações professor-aluno, fortalecendo, assim, uma aprendizagem mútua.


MESA 2 – 18h às 21h


  • Tânia Cristina Medeiros Cardoso. Prof.ª Multiplicadora Tecnológica. E. M. Prof.ª Márcia Francesconi Pereira. O projeto “Cinema: experimentar, conhecer, realizar” nasce de uma proposta de ampliação de uma oficina de realização cinematográfica, na modalidade semipresencial, com alunos de 6º ao 9º ano no município de Cabo Frio, interior do Estado do Rio de Janeiro, em 2010, através da inserção de exercícios práticos vivenciados no Programa de Extensão: CINEAD Cinema para aprender e desaprender, UFRJ, e no curso/oficina Experimentar o Cinema – práticas na educação, UFF. Os exercícios são desenvolvidos em encontros presenciais no contra turno, como atividades extracurriculares que são complementadas por atividades à distância em uma sala de aula virtual ambientada na plataforma Moodle. Baseado na pedagogia da criação, formulada por Alain Bergala, a oficina propõe trabalhos práticos de análise do filme para reconhecer os atos mentais do diretor na eleição, na disposição e no ataque em todas as fases da realização. Os trabalhos realizados em grupo e individual visam estimular a criação e a cooperação dos estudantes na construção do seu próprio conhecimento, desenvolvendo valores éticos e estéticos. Com a divulgação e socialização dos exercícios realizados, intenta-se ainda a valorização das produções dos estudantes e, estrategicamente, meio para aproximar a família da escola.
  • Rogério Oliveira - COLETIVO AUDIOVISUAL SANKOFA -Criar a possibilidade de novas narrativas, outros olhares, ideias diversas. Experimentar, conhecer, compartilhar. Construir canais para a expressão dos modos de vida, formas de fazer, ensinar e aprender, saberes, valores e expectativas de jovens oriundos das comunidades tradicionais do Rio de Janeiro. Abrir a Universidade, não apenas no sentido de disponibilizar seus espaços e instrumentos para os grupos sociais e suas lutas, mas descobrindo novas formas de construir e divulgar o conhecimento. Esses, e muitos outros, são os objetivos do Coletivo Audiovisual Sankofa


  • Frederico Cardoso – Cinemaneiro - O Projeto Cinemaneiro foi Idealizado pela Cooperativa Fora do Eixo Filmes e pela produtora Boteco Cinematográfico e patrocinado pela Linha Amarela S/A, o Cinemaneiro é um projeto sócio-cultural, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo levar o estudo da linguagem audiovisual promovendo oficinas de vídeo digital gratuitas para jovens a partir de 13 anos, moradores de comunidades do Rio de Janeiro. Além dos locais atendidos nos anos anteriores (Comunidade Agrícola de Higienópolis, em Bonsucesso, Parque Oswaldo Cruz, em Manguinhos, Cidade de Deus, em Jacarepaguá, Vila do João, no Complexo da Maré e Conjuntos IAPI/Castro Alves, em Inhaúma), o projeto amplia sua atuação para as comunidades de Vila São Pedro, em Bonsucesso, Parque União, em Del Castilho, e Vila dos Pinheiros e Conjunto Bento Ribeiro Dantas, ambas na Maré.


  • Rosa Malena Carvalho - Projeto de Extensão Cine Debate: CineMarx, inserido no Grupo de Pesquisa ELAC (Educação Física; Experiências Lúdicas e Artísticas; Corporeidades)


23/10


MESA 3 - 14h às 17h


  • Simone Batista – Professora na Empresa Anima Educação e Professora na UNIMONTE – Santos/SP. Simone Rodrigues Batista. Formada em Pedagogia pela UNICAMP. Bacharel em História pela UNISANTOS. Especialista em Gestão do Ensino Superior pela UNIMONTE. Fez mestrado em educação pela USP. Doutora em educação pela USP. Publicou o livro "Televisão e formação inicial de professores: a importância da mediação docente". Trabalha com pesquisas na interface entre educação e comunicação, fazendo parte do GEPEFE - Grupo de pesquisas em formação do educador, na FEUSP. Atualmente, leciona em cursos de graduação das áreas de educação e de comunicação social, bem como assessora pedagogicamente a Diretoria Academica da Unimonte. É uma das voluntárias na ONG "Instituto Elos", que trabalha com uma tecnologia social de empoderamento de comunidades, na perspectiva da construção coletiva de sonhos, bem como na linha do protagonismo dos jovens.



  • Rafael Costa – Cinema e política ambiental nacional: o Parque Nacional da restinga de Jurubatiba e a indústria petrolífera em Macaé – Rafael Costa Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e mestrado em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (2010). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé, atuando no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ). Tem experiência na área de impactos ambientais. Além disso, tem atuação em educação e divulgação científica com ênfase na produção de materiais audiovisuais. Linhas de pesquisa: Estudos de impactos ambientais, educação e produção de material audiovisual


  • Raquel Pacheco - Doutoranda e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, graduada em Cinema pela UFF, é investigadora da Fundação para a Ciência e Tecnologia (Comunidade Europeia) e membro colaborador do CesNova, publicou o livro "Jovens, Media e Estereótipos - Diário de Campo numa Escola dita Problemática" pela Livros Horizonte, Lisboa.  É também coordenadora do projeto Media e Literacia e professora/formadora de mídia-educação/educação audiovisual http://midiaeliteracia.blogspot.com.br/


  • Leandro Serra – Projeto PIBID Geografia – UFF. Leandro Serra pensa o audiovisual como processo de construção de identidades e relaciona a produção fílmica com temas caros para a área da Geografia. Lugar, territorialidade, espaço e mundo, são questões que estarão presentes nas produções audiovisuais dos alunos da escola básica. Escola da ação: Escola Municipal João Brazil.



MESA 4 – 18h às 21h


  • Rogério Cappelli – CEAD – CEPERJ. Centro de Educação a Distância da Fundação CEPERJ – RJ. O objetivo do Centro é criar e promover cursos de formação aos servidores públicos do estado do Rio de Janeiro.


  • Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias - Fundado em 2003 pelo apresentador de TV Luciano Huck, o Instituto Criar de Tv, Cinema e Novas Mídias tem como missão promover o desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal de jovens por meio do audiovisual. Anualmente, 150 jovens, com idade entre 17 a 20 anos e em situação de vulnerabilidade social e econômica, têm formação técnica e sociocultural.


  • Alexandre Farbiarz - Possui doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Educação e Linguagem pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano e professor adjunto do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Design e Educação, com ênfase em relações discursivas em ambientes virtuais de aprendizagem; atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, uso de redes sociais em Educação; Educomunicação, Edutainment; edição de periódicos, comunicação, design e planejamento visual-gráfico.


  • Patrícia Horta Alves – Professora as UFPE e Coordenadora de Ciclo do Projeto Mídias na Educação. O Mídias na Educação é um programa de formação a distância voltado para professores da educação básica. Promovido pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é desenvolvido em Pernambuco em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e com a UFPE, por meio da Coordenação de Educação a Distância (CEAD), para atender aos docentes das redes públicas municipais e estadual de Pernambuco. A UFPE também é responsável pela execução do Programa Mídias da Educação em São Paulo, em parceria com a USP, abrangendo as redes municipais e a estadual de São Paulo.


  • Iulik Farias – Projeto de Extensão “Cinema-Educação nas Escolas Indígenas Guaranis de Mato Grosso do Sul II. O projeto pretende produzir e distribuir documentários etnográficos para as escolas indígenas de todo o território sul-matogrossense. Os filmes serão realizados a partir de imagens captadas pelos próprios indígenas, atreladas a imagens produzidas pela equipe de pesquisadores durante os meses de julho e agosto de 2013. Serão envolvidas cerca de 15 mil pessoas direta e indiretamente; entre educadores indígenas, estudantes indígenas de todas as idades, além de pesquisadores e membros de movimentos sociais envolvidos com a questão indígena no estado. Não haverá intenção de transformar as obras em produtos comercializáveis, mas sim de materializar os múltiplos olhares em discursos comprometidos com as necessidades humanas e expressivas dessas milhares de pessoas.